domingo, 9 de dezembro de 2012

O Poder da Diversidade

Hoje vou comentar sobre um livro de não-ficção que tem servido como grande inspiração para minha pesquisa: "The Difference", escrito por Scott E. Page. O livro possui um longo subtítulo: "How the Power of Diversity Creates Better Groups, Firms, Schools, and Societies". Aparentemente, ainda não existe uma tradução em Português.

Em uma linguagem interessante e acessível, o livro trata de uma questão fundamental: ao selecionar um grupo, devemos escolher as pessoas de maior habilidade ou de maior diversidade? Segundo Page, ao lidar com um problema complexo, um grupo de pessoas diversas pode encontrar melhores soluções do que um grupo composto somente por pessoas de alta habilidade. Essa proposta vai complemente contra grande parte dos processos de seleção atuais, que procuram escolher os "melhores" indivíduos. Ao se aplicar um teste para contratar, digamos, dez indivíduos, a melhor solução de acordo com Page não é contratar as dez pessoas que obtiveram as maiores notas. Seria melhor escolher aleatoriamente dez pessoas que obtiveram "boas" notas.

Apesar de Page ter artigos científicos cheios de provas e teoremas matemáticos, o livro apresenta suas ideias de uma forma muito acessível. As provas formais ficam escondidas "por baixo do pano" e em seu lugar o autor apresenta vários exemplos e histórias interessantes. Para falar sobre um problema complexo, ele escolhe falar sobre como preparar uma xícara de café perfeita para sua esposa; ao falar sobre modelos de predição ele apresenta críticos prevendo o sucesso de um filme de acordo com a quantidade de erotismo e violência. E como Page começou a ter todas essas ideias? Ao desconfiar de um erro no código de seus programas.

No geral, é uma leitura muito interessante, e Page conseguiu trazer suas ideias e conceitos acadêmicos para o grande público. Resta saber se (e quando) o livro vai conseguir influenciar os arcaicos processos de seleção do governo, das firmas e das universidades...

Quem quiser dar uma olhada no prólogo e no primeiro capítulo, confira em http://press.princeton.edu/titles/8353.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário