sábado, 22 de dezembro de 2012

Concurso Nacional de Literatura

Se você tem um rascunho guardado na gaveta, ou precisa de um incentivo para começar ou finalmente terminar seu livro, surge agora uma grande oportunidade: O Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte. Desta vez, o concurso abrange as quatro principais esferas da literatura: Conto, Dramaturgia, Poesia e Romance. E o prêmio para o vencedor de cada categoria é de 50 mil reais! Além é claro, de toda a divulgação e reconhecimento. É uma ótima oportunidade para os escritores iniciantes de todo o Brasil. O regulamento pode ser obtido aqui.

É excelente que a prefeitura de Belo Horizonte dá esse incentivo aos escritores. Não é fácil terminar (ou mesmo começar) um livro, em meio a tantas obrigações que temos que cumprir em nossa vida. E a dificuldade de entrar no mercado, conseguir leitores, etc, desanima de investir tempo em uma obra. É claro que para muitas pessoas basta a paixão de escrever para que se escreva, mas é fácil adiar eternamente um projeto em meio a outras obrigações mais urgentes. Um concurso de literatura nos dá um prazo, um objetivo concreto, o que facilita terminar pelo menos uma versão completa do livro. Correr demais para escrever pode prejudicar a qualidade de uma obra, mas nada impede que o livro seja retrabalhado e melhorado após o prazo do concurso.

Independente de ser o vencedor ou não, acho que todos ganham em participar. Se você tem paixão em escrever, não perca esta oportunidade. Eu mesmo vou submeter o rascunho do meu segundo livro, que devo lançar ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário