segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cerejeiras em Flor

A primavera finalmente chegou aqui em Hakodate!.. As cerejeiras (sakura) estão repletas de flores e os japoneses estão fazendo hanami (花見). O primeiro ideograma significa "flor" e o segundo "ver", portanto hanami é "ver as flores". Em termos concretos, os japoneses passam horas no parque fazendo piquenique. Eles comem, bebem, conversam de forma descontraída e tiram muitas fotos. Alguns chegam a dançar e a cantar, ou mostram "seus talentos". As árvores ficam muito secas durante o inverno, então é realmente espetacular quando tudo se enche de flores. Mas muitas vezes o hanami é mais uma desculpa para reunir a turma e fazer festa. Como este ano está mais frio do que o normal, a abertura das flores atrasou em uma semana. Mas mesmo antes delas abrirem, muitos grupos já podiam ser vistos no parque fazendo "hanami".

A cerejeira não permanece florida durante muito tempo. Em geral, a fase mais bonita dura poucos dias. Por isso, muitas vezes o fenômeno é considerado como uma metáfora da vida, um simbolismo da transitoriedade e da impermanência. Essa visão possui forte influência do budismo. Esse símbolo possui fundamental importância em alguns trechos do meu romance, "Vida".

Um excelente filme inspirado nas cerejeiras chama-se Kirschblüten - Hanami (http://www.imdb.com/title/tt0910559). O filme utiliza muito bem a associação das flores com a transitoriedade da vida. Recomendo!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário