Estou passando o Natal e Ano Novo na Tailândia. Então, resolvi ressuscitar o blog escrevendo um pouco sobre como é o Natal por aqui, em um país onde 95% da população é budista.
Para minha surpresa, o Natal está em todos os lugares. Os shoppings exibem belíssimas iluminações. Não só na parte interna, onde podemos encontrar as clássicas árvores de Natal, como também na parte externa, sempre decorada para fotos. Eles vão muito além de colocar luzinhas piscando; em frente aos shoppings podemos encontrar casas de Papai Noel, globos de neve, rodas gigantes, além das árvores de Natal, papais noéis, etc. Um dos shoppings chegou a colocar um helicóptero estacionado na parte superior, e um Papai Noel descendo em uma longa escada de corda para entrar no shopping e comprar seus presentes de Natal. São realizados muitos shows em frente aos principais shoppings, que podem ser assistidos de graça, se você não se importar de ficar em pé.
E, acreditem, há coelhos gigantes por todos os lados. Além de coelhos de pelúcia sendo vendidos nas lojas, cartoons de coelhos espalhados pelos cartazes e propagandas, etc. Por influência chinesa, cada ano é representado por um animal (em um ciclo de doze animais) e ano que vem é o ano do coelho. Por isso, o coelho é um forte símbolo presente nessa época de Natal e Ano Novo. Na verdade, é o único símbolo oriental que eu percebi nesse festival de símbolos ocidentais.
Músicas de Natal tocam por todos os lados. Mas, em geral, são as felizes músicas americanas, falando sobre sinos, Papai Noel, presentes. Elas não mantidas no original em inglês. Escutei "Noite Feliz" apenas uma vez, no McDonald's, onze horas da noite, quando já não tinha mais ninguém no restaurante.
Como vocês podem perceber, o Natal tailandês é claramente americano. Parece existir apenas a parte superficial, sem as questões religiosas que permeiam (ou deveriam permear) o nosso Natal brasileiro. Não há uma festa de Natal entre as famílias. Em geral, a noite natalina é um momento especial e romântico para os namorados. As famílias se reúnem e trocam presentes no Ano Novo.
Bem, é isso. Feliz Natal atrasado para todos vocês! :)
Algumas fotos (por Tachaya Athiterathada):
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)